Como conquistar um gato? Descubra 8 dicas que vão ajudar.

Estas estratégias são indicadas para todo o tipo de gatos, mas em especial para aqueles que estamos a conhecer pela primeira vez, para os mais tímidos, medrosos ou agressivos.

1 – Baixar ao nível do gato

Quando nos sentamos no chão ficamos mais acessíveis e damos a perceção de que somos mais pequenos. Isto reduz a sensação de ameaça para o gato e incentiva a sua aproximação.

2 – Evitar olhar direto

Olhar diretamente e de forma prolongada para os olhos do gato pode ser bastante intimidante. Experimente piscar-lhe os olhos lentamente para que ele saiba que pode confiar em si.

3 – Brincar

As brincadeiras são interações positivas que fortalecem os laços com o gato. Este momento de descontração faz com que o animal fique mais desinibido e se sinta mais seguro na nossa presença.

4 – Oferecer snacks

Oferecer snacks é uma maneira eficaz de atrair o gato. Pode gradualmente diminuir a distância entre si e o petisco até que este seja oferecido na palma da sua mão.

5 – Voz fininha e calma

Um tom de voz agudo e sereno tende a ser interpretado pelos gatos como menos ameaçador e mais confiável, comparativamente aos tons mais graves.

6 – Aproximação adequada

Antes das carícias, para uma interação mais gradual, permita que o gato cheire a sua mão. Evite aproximá-la de cima ou de trás (pode ser bastante assustador). A mão deve vir da frente e de baixo.

7 – Observar postura

É importante prestar atenção a sinais de desconforto, medo e agressividade:

  • cauda pegada ao corpo
  • orelhas achatadas e para trás
  • pupilas dilatadas
  • pêlo eriçado
  • rosnadelas
  • bufadelas

8 – Respeitar os limites

Temos de perceber que cada gato tem o seu ritmo e alguns precisam de mais tempo para confiarem em nós. Devemos respeitar o seu espaço, ser pacientes e não forçar interação.

Que outras dicas acrescentariam?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *