Correrias repentinas pela casa – A explicação deste comportamento felino

Certamente já passou por episódios em que o seu gato deu uns sprints, sem motivo aparente, principalmente quando começa a anoitecer. Nas nossas cabeças predomina o pensamento “Mas o que é que lhe deu?” até que ele se acalma com toda a naturalidade até cair no seu quinto sono. Então afinal a que se devem estas sessões repentinas de cardio?

1 – Compensar o ambiente aborrecido

O instinto caçador típico dos gatos permanece durante todo o ciclo de vida destes animais. Para prevenir o tédio é de extrema importância estimular essa natureza felina proporcionando-lhes um ambiente enriquecido com elementos catfriendly, mais especificamente brinquedos. Um gato que passe todo o dia sem qualquer estímulo, naturalmente que se vai sentir aborrecido e, para compensar isso, vai encenar um ambiente de caça correndo por toda a casa.

2 – Energia por gastar

A maioria dos gatos domésticos tendem a dormir muitas horas seguidas durante o dia, essencialmente por duas razões:

1. A maioria descende dos gatos selvagens do deserto e, tal como nestes ancestrais, o instinto diz que é melhor dormir nas horas mais quentes do dia e caçar durante a noite quando está fresco (isto porque durante o dia, o calor abrasador do deserto fá-los-ia gastar muito mais energia durante a caça).

Rato comandado por APP. Compre aqui.

2. Em situação normal, nós tutores passamos grande parte do dia fora de casa, dando ao nosso gato as condições de silêncio e sossego ideais para ficar horas seguidas a dormir.

No final do dia, o gato começa a despertar e vai tentar gastar a energia que não gastou durante todo o dia. Se não dedicarmos algum tempo a brincar com ele, então irá optar pelos ditos sprints.

3 – Realmente está a caçar

Algumas presas destes felinos são animais com hábitos noturnos, como ratos e alguns insetos. Na maioria das vezes, devido à poderosa capacidade auditiva, estes felinos conseguem detetar as suas presas muito primeiro que nós humanos. Por isso é que, por vezes, pensamos que o nosso gato está a olhar para a parede, mas na verdade ele está mesmo a ouvir algum movimento suspeito.

Para concluir, há que compreender que estas correrias repentinas são completamente normais e são uma excelente forma do seu gato gastar energia e fazer exercício físico.

Contudo, poderão ser também um sinal de que o seu gato está entediado. Este tédio dever-se-á possivelmente à presença de objetos catfriendly  insuficientes ou simplesmente à falta de uma companhia felina/humana para brincar.

Assim, é importante dedicar mais tempo a brincar com o seu animal ou, nessa impossibilidade, saiba que há muitos brinquedos que não necessitam de interação humana.

Torre 3 filas 3 bolas. Compre aqui.

Caso estes speeds sejam muito comuns enquanto está toda a gente a dormir, experimente brincar com o seu gato antes de se deitar para que ele se sinta cansado e consiga dormir sossegado toda a noite.

E o seu felino costuma dar estas corridas repentinas?

Artigo da autoria de: Sofia Tavares (Bióloga especializada em comportamento felino).

3 thoughts on “Correrias repentinas pela casa – A explicação deste comportamento felino

  1. Filipa comentou:

    Tenho 3 e começam as corridas a noite bem à hora de eu me deitar no sofá.. Ficam no mínimo uma hora nesta brincadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *