Os gatos não gostam de ruídos fortes – como ajudá-los

Os gatos têm uma excelente audição – afinal, na natureza, os seus ancestrais precisavam dela para detetar as suas presas. A audição dos gatos é ainda melhor que a de um cão. Os gatos têm uma das faixas auditivas mais amplas entre os mamíferos, e isso permite-lhes ouvir qualquer coisa que faça um ruído muito agudo – o que dá uma vantagem aos gatos quando há presas por perto!

Mas, como os ouvidos dos gatos são sensíveis a ruídos fortes, estes podem ser particularmente assustadores se o gato não estiver à espera ou se não souber da sua causa. Por exemplo, um barulho repentino de uma campainha, uma porta a bater ou até mesmo o assobio de um jarro elétrico, podem fazer com que o gato corra para se esconder. E em especial destaca-se o som das trovoadas ou fogos de artifício! Estes barulhos são os mais assustadores para os gatos, pois para além do barulho forte há também o clarão ou os flashes que causam ainda mais stresse.

Aprenda a identificar os sinais quando um gato tem medo de ruídos fortes

A maioria dos ruídos não soará alto para os humanos, porque a nossa audição não é tão sensível quanto a dos gatos. Mas é importante conhecermos os sinais de quando os gatos têm medo de ruídos fortes.

  • O óbvio é quando o seu gato sai rapidamente do espaço onde está para se esconder.
  • Pode encontrar o seu gato a lamber-se mais para tentar distrair-se do barulho.
  • Ou pode o seu gato ficar muito imóvel, com pupilas dilatadas e orelhas achatadas, e, em alguns casos, pode mostrar sinais de agressão redirecionada (atacar algo próximo).

Como ajudar o seu gato a lidar com os ruídos fortes

É importante saber quando o seu gato está desconfortável e fazer os ajustes necessários.

  • Se o seu gato sai a correr quando o telefone/telemóvel toca, altere o tom do toque e diminua o volume.
  • É importante garantir que o seu gato tenha sempre acesso ao seu local seguro e até pode criar um local aconchegante com uma caixa de cartão, debaixo da cama, para que os ruídos fortes sejam abafados.
  • Quando utilizar o aspirador, coloque o seu gato num outro espaço da casa, feche a porta e coloque uma música que o deixe mais calmo.
  • Quando há alguma celebração com fogo de artifício, feche as cortinas para que o seu gato não veja os flashes, fique junto dele e distraia-o dos barulhos externos. É importante também garantir que todos os recursos do seu gato estejam no mesmo espaço, para que ele não precise sair da sala até que tudo acabe.

Como poderá ajudar o seu gato a ajustar-se

Por favor, não castigue ou repreenda o seu gato se ele mostrar sinais de medo de ruídos fortes – os gatos realmente não gostam de sentir medo! Em vez disso, tente:

  • Introduzir gradualmente novos sons e ruídos, por exemplo, novos gadgets, aparelhos e eletrodomésticos, para que se tornem parte regular da rotina diária do seu gato.
  • Certifique-se de que o seu gato tenha acesso ao seu local seguro (ou dois!). Normalmente estes lugares são, debaixo de camas, em cima ou dentro do guarda-roupa e atrás de um armário
  • Certifique-se de que o seu gato não tenta esconder-se num lugar inseguro, como dentro de uma máquina de lavar. Se o encontrar lá, puxe-o com cuidado e coloque-o num outro lugar que seja seguro.
  • Dessensibilize o seu gato, gradualmente a um ruído de que não goste – por exemplo, coloque o som num volume baixo para começar e aumente-o gradualmente até um volume que seja adequado a ambos. Dar uma ou duas guloseimas quando estiver calmo, ajudará a permanecer calmo nesta situação no futuro.
  • Coloque sons de terapia para animais de estimação ou música para acalmar seu gato.

No entanto, esteja atento, pois se o seu gato ficar mais stressado ou desconfortável do que antes, pode haver um problema médico subjacente que precisa de ser examinado pelo seu médico veterinário. Um especialista em comportamento animal também poderá ajudá-lo com um plano individual para o seu gato, para que lide melhor com ruídos fortes.

Conheça também a gama Feliway que poderá ser uma ótima ajuda a manter a tranquilidade dos gatos:

-17%
26,9069,90
-9%
21,5059,80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *