Porque é que o meu gato prefere beber água noutros sítios?

Acha que o seu gato bebe pouca água da taça? Os gatos têm personalidades muito diferentes uns dos outros, mas há certos tipos de comportamentos muito típicos que, por vezes, nós humanos achamos um pouco incompreensíveis.

Se tem gatos, já deve ter reparado que eles, geralmente, preferem beber água noutros sítios que não a sua habitual tigela.
Por exemplo, quando deixamos um copo cheio de água, pousado em cima da mesa e, dois segundos depois, lá está ele, com a cabeça dentro do copo.
Ou então quando mia a implorar para abrirmos a torneira, pois adora beber a água fresquinha.

Ou quando acabamos de tomar banho, e a primeira coisa que ele faz é entrar para dentro da banheira para aproveitar todas as gotinhas que nós desperdiçamos.
Ou então (caso tenha acesso ao exterior) quando desfruta de todas as gotas de água da chuva.
Se se identifica nestas situações então fique a perceber finalmente o porquê destes comportamentos.

1 – Audição mais apurada que a visão

Os gatos têm pouca perceção de profundidade. Na verdade, eles têm um ponto sem visibilidade, mesmo à frente do nariz. Assim, alguns têm bastante dificuldade em perceber onde começa a água, quando esta está parada numa tigela. É por isso que alguns gatos mergulham a pata no recipiente para verificar a que nível a água está.
Neste sentido, alguns gatos preferem beber água da torneira pois conseguem ouvir a corrente, melhor do que conseguem ver a água parada na tigela. Se o seu gato prefere beber água corrente, as fontes são uma excelente opção para o incentivar a beber mais, sem precisar de deixar a torneira aberta!
 

2 – Podem não se sentir seguros

Quando um gato se inclina para beber água, fica numa posição vulnerável. Isto fá-lo sentir-se inseguro, principalmente quando se trata de um gato medroso, ou em casas com muitos animais. Experimente colocar a tigela num local “mais seguro”, por exemplo em sítios altos, de difícil acesso a outros animais (cães, por exemplo) ou num local onde ele consiga ter um amplo campo de visão (em vez de virado para a parede).
 

3 – O sabor é muito importante

O sabor da água vai depender de muitos fatores: o material de que é feito a tigela (normalmente preferem aço inoxidável ou cerâmica em detrimento do plástico). Águas paradas, como contêm menos oxigénio também tendem a ter um sabor menos agradável. Nestes casos, as fontes são uma alternativa bastante interessante.
 

4 – A localização

Instintivamente, um felino, quando vai caçar o seu alimento, coloca-o longe da água, com o intuito de não a contaminar.
A maioria de nós, tutores de gatos, tem por hábito colocar a tigela da água ao lado da ração. Alguns gatos, por causa do instinto (e também para não sentir o odor da comida enquanto bebem água), preferem que a tigela da água e da comida tenham alguma distância entre si.
 
Já conhecia estas explicações? Qual o sítio onde o seu gato prefere beber água? Deixe-nos um comentário.

Um comentário em “Porque é que o meu gato prefere beber água noutros sítios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *