4 dicas para ensinar um gato a parar de morder

Ensinar um gato a parar de morder é uma tarefa relativamente fácil se conseguir seguir estas dicas. Os gatos têm imensas formas de comunicar, seja através de diversos sons, seja por linguagem corporal.
 
As mordidas são um tipo de comunicação que podem ser devidas a:
Carinho (geralmente começam por lambidelas e passam a suaves mordidelas de amor);
Brincadeira (faz parte do instinto);
Ataque (quando se sentem ameaçados).

Contudo, mesmo que sejam mordidas a brincar, às vezes eles perdem a noção da força e magoam. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para que o seu gato perca a “mania” de morder: 

1 – Tente descobrir o porquê das mordidelas.

Se o seu gato morde com frequência tente lembrar-se das situações em que isso acontece. Por exemplo, se o seu gato tem tendência a morder quando lhe tenta fazer festinhas num determinado sítio, evite esse gesto. Normalmente o local onde eles detestam ser acariciados é a barriga (mas cada gato é um gato).
Se gosta de brincar com o seu gato a lutar e se ele arranha e morde, perceba que isso é um comportamento completamente normal e instintivo. Se as mordidas magoarem ou se simplesmente não gosta, leia a próxima dica.

2 – Opte por usar brinquedos e nunca as mãos

Os gatos devem ser ensinados, desde pequeninos, que as mãos não são brinquedos. Como são felinos com fortes instintos para caçar, se oferecer as suas mãos como brinquedos, vai estar a encorajar o seu gato a morde-las.
 
Por isso, em vez de usar as mãos para brincar com o seu gato, aconselhamos a enriquecer o seu ambiente com brinquedos. Existe uma variedade imensa: por exemplo um laser/led para ele poder perseguir, um bastão com guizo que o vai deixar cheio de energia, peluches com catnip, etc. Veja aqui todos os nossos brinquedos para gatos.

3 – Não use violência

Tentar educar um gato a bater só vai provocar o efeito oposto ao desejado. Ele vai ficar ainda mais agitado e propenso a morder mais e com mais força. Em vez disso, use o método de recompensa, isto é, quando o seu gato se portar bem, sem mordidelas, recompense-o com festinhas ou comida que ele goste.

4 – Enriquecer o ambiente com distrações

Gatos cujos donos passam muito tempo fora de casa tendem a aborrecer-se, principalmete se ainda são jovens e brincalhões. Experimente espalhar brinquedos pela casa, colocar vídeos (cat tv) de pássaros, insetos… tudo isto para que se entretenha na sua ausência, diminuindo o stress e consequentemente, fique menos propenso a morder.

O seu gato tem tendência a morder? Conhece mais alguma dica? Partilhe connosco deixando-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.