Como ajudar um gato recém-adotado a sentir-se em casa

Se adotou ou está a pensar em adotar um gato, adulto ou jovem, este artigo é para si! Antes de mais, muitos parabéns pela decisão! Os gatos são animais extremamente engraçados e dóceis, mas é preciso saber como lidar com eles.

1 – Prepare a sua casa

É essencial garantir que a sua casa reúne as condições necessárias para receber o seu novo gato. Por vezes, quando se sentem num ambiente novo acabam por sentir medo devido ao desconhecimento. Para evitar que isto aconteça, escolha um aposento da sua casa acolhedor e sossegado. Equipe esse espaço com o essencial para um gato: água, comida, caixa de areia, brinquedos, uma cama confortável e um arranhador para que desde cedo se habitue a arranhar as unhas no local certo. Lembre-se que os gatos detestam ter a comida/água à beira da caixa de areia (tal como nós não gostávamos de comer à beira da sanita), por isso, garanta alguma distância.

Caso tenha outro gato em casa, dê atenção a todos (para que não sintam ciúmes) mas evite que contactem logo um com o outro. O primeiro passo é deixar que cada um cheire os pertences do outro para que se possam habituar ao odor e, só depois, apresente-os, lentamente e sempre a vigiá-los.

2 – Vá devagar

Há gatos que ganham logo confiança com o novo dono, mas há outros que, por serem mais tímidos e assustados demoram um pouco mais. Nos primeiros dias tente passar bastante tempo com ele, observe-o e brinque com ele. Se ele não gostar de colo, não tente forçá-lo.

3 – Incentivar a proximidade através de guloseimas e brinquedos

Às vezes, um alimento mais apetitoso pode aumentar a proximidade e a confiança entre si e o novo membro da família. Se costuma dar comida seca, experimente dar comida húmida apropriada para a idade dele. Vai adorar!
Brinquedos divertidos também vão evitar que ele fique aborrecido e também ajudam a aliviar o stress. Não deixe o seu gato brincar com as suas mãos para assim não se habituar a mordê-las/arranhá-las. Brincar sempre com brinquedos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.