Como são as 6 primeiras semanas da vida de um gatinho?

Acompanhar as diversas mudanças que ocorrem num gatinho durante estas primeiras semanas pode ser uma experiência incrível. As vivências nesta fase irão influenciar muito a sua personalidade para o resto da vida. É por isso que o contacto frequente com humanos irá tornar os gatinhos mais sociáveis e meigos. E o que acontece nas primeiras 6 semanas da vida de um gatinho? 

Semana 1

Na primeira semana, um gatinho cabe perfeitamente na palma de uma mão. O cordão umbilical cai naturalmente no 2º ou 3º dia, mas ainda é cedo para os seus olhos e canais auditivos se abrirem.

Nesta fase são completamente dependentes da mãe, que lhes dá de mamar, lava-os, aquece-os e ajuda-os a libertar os dejetos. As mães gatas não gostam que os humanos se intrometam demasiado. Por isso, se tem uma gata que acabou de dar à luz, tente não estar sempre a pegar nos bebés (sabemos que é difícil pois são demasiado fofos).

Semana 2

Os gatinhos continuam a aumentar de peso a uma velocidade surpreendente (pelo menos 10 gramas por dia).

A mãe gata deve ser alimentada com comida de qualidade para que os seus filhos recebam todos os nutrientes essenciais ao crescimento saudável.
Os seus olhos começam a abrir e estarão completamente abertos aos 9 a 14 dias de idade. Todos os gatos nascem com olhos azuis. Esta cor mantém-se assim por várias semanas.
O olfato do gatinho desenvolve-se e ele começa a procurar o leite através do odor.

Semana 3

Os canais auditivos estarão completamente abertos e o sentido da audição ainda está a desenvolver-se. No entanto, o gatinho pode assustar-se com ruídos altos.

A mãe gata continuará a lavá-los até que eles aprendam sozinhos esta habilidade.

Nesta altura já conseguem ronronar quando sentem prazer imenso ao mamar ou quando se sentem aconchegados e quentinhos.

Os dentes de leite começam a aparecer agora.

Semana 4

É geralmente nesta semana que os gatinhos tentam levantar-se e andar, embora se desequilibrem muito facilmente.

Os corpos são muito desproporcionais com a cabeça bastante grande.

Como são seres muito curiosos, não se admire quando tentarem explorar o meio à sua volta. Tenha muito cuidado nesta altura para não os pisar pois tendem a ficar cada vez mais irrequietos.

É também nesta altura que começam a brincar com os restantes membros da ninhada.

Semana 5

Nesta semana já pode começar a dar aos gatinhos comida húmida (ou seca hidratada). O ideal é disponibilizar a mesma comida que a mãe tem vindo a ingerir, pois o organismo já está habituado. Opte por usar pratos rasos para facilitar o acesso.

A maioria dos gatinhos ainda precisa de mamar nesta altura (pelo menos até às 8 semanas de idade). Contudo, à medida que os dentinhos crescem, a mãe gata vai gradualmente deixar de amamentar.

É nesta altura também que os gatinhos começam a utilizar a caixa de areia. Opte por uma caixa pequena e baixa.

Semana 6

Os gatinhos ficam cada vez mais rápidos e irrequietos. Saltam, trepam, brincam… E, com a mesma rapidez, adormecem de cansaço. É muito importante deixá-los dormir para reporem energias e crescerem a um ritmo normal e saudável.

Os gatos devem ser ensinados, desde pequeninos, que as mãos não são brinquedos. Como são felinos com fortes instintos para caçar, se oferecer as suas mãos como brinquedos, vai estar a encorajar o seu gato a morde-las. Por isso, em vez de usar as mãos, aconselhamos a enriquecer o ambiente com brinquedos.

Os gatinhos estão prontos para serem adotados quando: já não precisam de mamar, utilizam a caixa de areia, comem ração, bebem água e têm hábitos de lavagem. Isto acontece geralmente entre as 8 e as 10 semanas. Porém, há gatos que se desenvolvem mais rapidamente e outros que precisam de mais tempo.

Já acompanhou o crescimento de algum gatinho recém-nascido? Conte-nos a sua história.

5 comentários em “Como são as 6 primeiras semanas da vida de um gatinho?

  1. Marcos goes - Shopping Virtual Comprenanet comentou:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Noelia Pratas comentou:

    Entregaram me um gatinho com 6 semanas,dou lhe a comida húmida mas ela não bebe água, já tentei lhe dar com uma seringa será normal? Acho ela tão pequena e faz coco muitas vezes estou um pouco assustada pois nunca tive um gato tão pequeno

    • Gataria comentou:

      Boa tarde Noelia,
      Aconselhamos a levar o gatinho ao veterinário. Só um profissional poderá analisar se está tudo bem com o seu gatinho.

  3. Gislaine comentou:

    Estou tentando tratar de um gatinho de apenas 4 semanas… e este blog caiu do ceu !! Muito obrigada 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.