Gatos, toxoplasmose e grávidas – Esclareça todas as dúvidas

Muitas são as preocupações em relação à convivência entre uma mulher grávida e um gato. Perceber a Toxoplasmose irá fazê-la sentir-se mais segura. Por isso, esclarecemos neste artigo diversas questões relacionadas com este tema.

O que é a Toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii que pode afetar muitos animais, incluindo humanos. No entanto, o gato é o hospedeiro final do parasita, pois é o único animal em que este microrganismo pode completar o seu ciclo de vida.

Como é que os gatos são infetados?

Os gatos são infetados através da ingestão dos cistos deste parasita.
 
Na maioria das vezes, isso ocorre quando os gatos comem animais (ratos e pássaros por exemplo) infetados com o parasita. Ou seja, se o seu gato não tem acesso ao exterior, a probabilidade de ser infetado por este parasita decresce significativamente.
Outras formas de infeção podem ocorrer quando um gato entra em contacto com fezes contaminadas de outros gatos, ou quando ingere carne crua ou mal cozinhada.
 
O parasita multiplica-se no intestino delgado dos gatos que, por sua vez, excretam os oócitos através das fezes. Contudo, estes oócitos não são imediatamente infeciosos. Antes disso, passam por um processo chamado esporulação, que leva entre 1 a 5 dias, dependendo das condições ambientais.
 

Como ocorre a transmissão para os humanos?

A transmissão pode ocorrer por duas vias:

  • CONGÉNITA ‣ Durante a gravidez pode ocorrer transmissão do parasita, da mãe para o feto, através da placenta;
  • ORAL
    • ingestão de carne crua ou mal cozinhada;
    • ingestão de água contaminada;
    • comer frutas e vegetais sem serem previamente lavados;
    • jardinagem em solos que tenham sido previamente contaminados com fezes de gatos;
    • manuseio de caixas de areia onde gatos infetados possam ter defecado.

Quais são os sintomas?

Em gatos e humanos saudáveis, a infeção passa-se despercebida pois o sistema imunitário é capaz de combatê-la, sem darmos conta.
 
Se o gato/humano estiver com o sistema imunitário enfraquecido, os sintomas podem incluir:
  • Em gatos ‣ vómitos, diarreia, dificuldade em respirar, perda de apetite. Se detetar algum destes sintomas no seu gato, não hesite em levá-lo ao veterinário.
  • Em humanos ‣ sintomas semelhantes aos de uma gripe (febre, dor de cabeça e dores musculares).
 

Em mulheres grávidas, a toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o feto através da placenta. Isto pode resultar em malformações no bebé ou, em casos extremos, em aborto. Contudo, não é motivo para se alarmar, uma vez que existem imensas atitudes preventivas que podemos tomar para mantermos a nossa gravidez segura.

A boa notícia é que, uma pessoa que tenha sido contaminada, em qualquer momento da sua vida, ganha imunidade. Ou seja, se já teve esta doença no passado, não há risco para a sua gravidez.

Contudo, como os sintomas são impercetíveis, na maioria das vezes, não sabemos se já tivemos ou não esta infeção (a não ser que façamos exames médicos).

Que atitudes preventivas devemos ter?

Mulheres grávidas (não imunes à Toxoplasmose) e pessoas com o sistema imunitário debilitado devem seguir estes conselhos:

  • Passar a tarefa de limpar a caixa de areia para outra pessoa. Se não for possível, devem usar luvas descartáveis e lavar as mãos após o procedimento;
  • A limpeza da caixa de areia deve ser feita com frequência (pelo menos 2 vezes por dia) para que os oócitos não tenham tempo de se tornar infeciosos;
  • Não comer carne crua ou mal cozinhada (tanto para humanos como para gatos);
  • Lavar bem os legumes e as frutas antes de comer;
  • Não beber água que não tenha sido tratada.

Assim, lembre-se que, se estiver grávida, não precisa, de todo, fugir a sete pés de gatos. Basta seguir os nossos conselhos preventivos e estará segura (e o seu bebé também, claro).

Se ficar mais descansada, peça ao seu médico que lhe faça análises para descobrir se no passado já teve toxoplasmose (e, consequentemente ganhou imunidade).

Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário para podermos esclarecer.

Um comentário em “Gatos, toxoplasmose e grávidas – Esclareça todas as dúvidas

  1. Gierek.eu comentou:

    O gato que fica dentro de casa, sem o habito de cacar, pode nao estar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue no felino e suficiente para eliminar as duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.